Esporte é denominado uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
O esporte tem como finalidade profissional ou recreativa, ou física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e/ou aprimoramento físico intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores.
Podendo ser praticado por equipes ou individual...
Quem nunca prático um esporte? Se nunca pratico esta na hora de praticar, além de fazer bem a saúde, nos diverte, anima, faz esquecer os problemas por alguns instantes.
Instantes esses que nos gera uma adrenalina em nosso corpo, gerando um bem estar consigo mesmo e para sua saúde. Saúde essa que devemos ter mais cuidados, pois ela esta se tornando cada vez mais frágil com tantos hábitos errados que muitas vezes não percebemos que temos, tornando nossa vida sedentária, infeliz, cada vez mais distante da felicidade.Tudo por conta da correria da vida entre outras coisas, principalmente pela doença, que pode ser evitada tendo hábitos saudáveis como praticar atividades físicas, evitando alimentos enlatados, fast food, produtos com exagero de agrotóxicos. Bom não vamos comentar sobre isso, pois será tema para outro post.
Muitas pessoas não gostam de atividades físicas ou não tem tempo para praticá-las, como é meu caso, em que eu vivia dentro de uma quadra de vôlei de 2 a 4 vezes por semana, algumas vezes até 5 vezes. Eu vivia para o vôlei, já que eu era adolescente e não trabalhava me divertia com uma bola, uma rede e mais 11 amigos. Porem o esporte trás riscos, como sempre digo, “quem está na chuva é para se molhar”. Contusões desentendimento, torci o tornozelo direito duas vezes jogando, sem poder jogar por uns 2 ou 3 meses e os desentendimentos que ocorre quando a adrenalina está a flor da pele, (águas passadas) já que é um esporte em equipe.
Algumas pessoas não gostam de trabalhar em equipe ou de esporte que precise de reflexos, força física ou que são muito corridos, como o voleibol e o futebol. Sendo assim existem outros mais calmos e que proporciona diversão e saúde, como é o caso de uma boa caminhada, um mergulho, uma horinha de academia ou de dança ou uma voltinha de bicicleta. Hoje eu não tenho mais tanto tempo para exercer uma atividade física, então para não ficar parada venho para meu trabalho de bicicleta. Uma forma saudável e não polui (tudo bem que moro perto de onde trabalho, mas o tempo que tenho não é mais como de uma vez).
A dança, algo que pessoas de qualquer idade pode exercer minha mãe, por exemplo, de 55 anos participa de um grupo de mulheres (algumas mais velhas que ela) que todas as semanas se reúnem com professora e ensaiam para se apresentar para outros grupos e em outras cidades, com diversos tipos de música, começaram (no meu ponto de vista) pelo mais difícil, a dança do ventre e agora estão ensaiando uma dos anos 60, 70 e 80. Fico feliz por ela participar, pois ela se sente feliz e a saúde agradece.
O que podemos concluir é que algumas pessoas não fazem nenhum tipo de atividade por falta de tempo e quando tem, sempre aparece algo para resolver ou ela precisa descansar. Então para cuidar um pouco da saúde basta ter uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes, ingerir poucos industrializados e se possível praticar algum esporte, pois ele nos proporciona saúde, amigos, felicidade, equilíbrio espiritual e mental. O essencial para vivermos bem.